quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Surdez democrática

A tradição democrática em portugal enferma do que me parece traduzir um problema geral da sociedade: os partidos fecham-se naquilo que são as suas ideias e propostas, rejeitando na totalidade as propostas das restantes forças políticas. Há grande dificuldade em negociar acordos, quando alguns seriam importantes para o país. Os políticos digladiam-se a ver quem consegue o melhor soundbyte, focando-se nas suas divergências.

Na democracia representativa, como a que temos, e que é provavelmente o melhor sistema para os tempos actuais, o povo escolhe pacotes de medidas, sufraga programas compostos por conjuntos de medidas. A utilização de referendos, que permitiria ajustar as escolhas do povo não é prática comum, estando reservada ao que é considerado de grande questão nacional, que seja fracturante na sociedade. Os partidos tentam compensar esta granularidade ouvindo a sociedade civil, fazendo sondagens e adaptando as políticas que preconizam - a este título a alteração da localização do novo aeroporto de Lisboa é um bom exemplo.

Penso que a prática comum de negociar acordos entre as forças políticas, a cooperação com vista à análise de ideias externas que à partida não esteja pejada de anti-corpos, seria benéfica para Portugal. A maior parte das medidas legislativas não está sujeita às ideologias de cada partido - exigem antes bom senso e estudo dos dossiês. Na Alemanha, como noutros países do norte da europa, há uma grande tradição de coligações governamentais que traduz de forma mais equilibrada o rumo que a população deseja dar ao país. No parlamento inglês, apesar dos acesos debates, os opositores têm por tradição contrariar quem discursa com um 'yey', que é uma espécie de "ainda não está lá", ainda.

Temos um longo percurso emocional a percorrer até sermos capazes de negociar os melhores acordos, aproveitando o que de melhor existe nas propostas alheias. Na política e no resto.

1 comments:

BigBrother disse...

Isso sao questoes menores e demasiado complicadas para serem discutidas assim levianamente por gente comum.
Mas se queres falar de coisas realmente importantes, daquilo que o povo quer mesmo saber, e escandaloso que o Sporting tenha saido da direccao da Liga. Nao ha direito. primeiro o Leixoes, agora o Sporting. Onde e que isto vai parar? Nao posso escrever mais porque vai comecar o "Morangos com Acucar VII" e nao posso perder este episodio, que vai ser emocionante.

Kthxbye

Enviar um comentário