segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Brasil, a propósito dos Jogos Olímpicos em 2016

Num discurso emocionado após a vitória da candidatura do Rio de Janeiro à organização dos Jogos Olímpicos, o presidente Lula disse que o Brasil começou o século como um país do terceiro mundo e vê no acolhimento dos Jogos Olímpicos o reconhecimento do mérito de um país que se afirma cada vez mais como estando na linha da frente do desenvolvimento. "O país saiu do patamar de 2ª e entrou no patamar de país de 1ª classe" afirmou no discurso revelador de grande carisma.
O Brasil é actualmente a 9ª potência económica mundial (dados de 2008 do FMI), havendo estimativas credíveis que apontam para que seja a 5ª em 2016, precisamente o ano dos Jogos Olímpicos. Todavia o país enfrenta graves dificuldades: vincadas desigualdades de oportunidade, elevadas taxas de criminalidade violenta, a desflorestação da maior floresta do mundo, entre outros.
Nos estados melhor sucedidos em termos de índices de qualidade de vida, sabe-se de experiência própria que a grande batalha dos países em vias de desenvolvimento é a da qualificação e não tanto a aposta em indicadores contabilísticos favoráveis a curto prazo. Nos últimos orçamentos de estado, o governo aumentou significativamente as verbas para a educação, especialmente a nível do básico. Esperemos que este e outros investimentos fundamentais continuem a ser feitos, a bem do samba, da caipirinha e de um pouco mais de dignidade para milhões de pessoas.

1 comments:

webrp disse...

parece que há outra floresta ainda maior, mas a amazónia é a maior das tropicais.

Enviar um comentário