domingo, 25 de outubro de 2009

Ronaldo e Maitê

Acho muita piada a algumas reacções que circulam pela internet ao video de Maitê Proença, em que reforçam a inferioridade do povo português, apresentando como cabeça de argumento a organização do campeonato do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Ora, eu que admiro muito o que de melhor o Brasil tem, principalmente a sua expressão cultural, não vou entrar nesse jogo pois correria o risco de aparentar a sua desvalorização.

Gostava sim de não ver alguns compatriotas a cometer o mesmo erro que a Maitê. Não digo despirem-se para a Playboy (porque nesse domínio a Maitê tem relamente bons trunfos), mas confundirem o sucesso de alguns símbolos com o nosso bom desempenho como povo. Nós não somos muita bons porque o Ronaldo, também nome de craque brasileiro, joga bem à bola. Alguém definiu há 10 ou 20 anos atrás como objectivo estratégico do país ser dos melhores no futebol? Ah, mas temos a Amália! E Portugal é muito bonito! Hum... viajar é preciso...

(Ao contrário destes exemplos, se falarmos num Fernando Pessoa ou num Vasco da Gama, penso que já estamos em patamares diferentes, pois estes representam o consolidar de um conjunto de elementos culturais e de desenvolvimento que nos identificam como povo.)

Ora, enquanto sociedade que quer ser desenvolvida (é uma presunção arriscada, admito) temos desafios muito mais determinantes para o nosso sucesso futuro do que os rankings desportivos. Portugal ocupava em 2008 o 33º lugar no Indíce de Desenvolvimento Humano (HDI) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Em primeiro lugar está um país que é uma merda a jogar à bola, a Noruega. Isto significa que na noruega as crianças vão mais à escola, têm uma esperança média de vida maior, os adultos têm taxas de literacia formal e funcional superiores, o valor produzido por hora de trabalho é superior, com tudo o que daí decorre...

Portugal é o 11º país melhor do mundo em futebol, o país empolga-se com a ida ao mundial... triste vida na Noruega, no 47º lugar do ranking da FIFA.

0 comments:

Enviar um comentário